03/04/2010

Posted by Samy Teixeira
4 comments | 05:00
A menstruação é um fardo incômodo que nos mulheres muitas vezes temos que carregar. O sangramento em si é um inconveniente, mas ruim mesmo é que ele quase nunca vem sozinho.
Nesse período do mês a gente fica chata pra danar e ninguém quer ficar do nosso lado, pois vem nos visitar um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que muitas vezes são tão severos que interferem no nosso dia-a-dia. A ele apelidamos "carinhosamente" de TPM.


A TPM é uma desordem neuropsicoendócrina com sintomas que afetam a mulher na esfera biológica, psicológica e social. Muito são os sintomas que ela pode apresentar como acne, cólica, dores de cabeça, irritabilidade, hipersensibilidade, aumento de apetite e não acaba mais a lista.
Geralmente quando esses sintomas são muito fortes os ginecologistas tendem a tratar o problema com medicamentos. Mas, se este não for o caso, existem alguma atitudes que você pode tomar para amenizar o problema:

  • Mude os seus hábitos alimentares, evitando alimentos gordurosos, muito salgados ou doces em excesso (leia-se chocolate ¬¬) e cafeína. Aposte em alimentos ricos em cálcio e magnésio como o iogurte e o espinafre.
  • Diminua o consumo de alcóol;
  • Evite stress;
  • Faça exercícios físicos, pois a atividade física libera substâncias que fazem nos sentir bem e dispostas, além de ser ótimo para saúde.

Mas não se esqueça, procure SEMPRE acompanhamento médico.

Via abc da saúde



4 comentários:

  1. certo... quem consegue ficar -bem- sem chocolate nesse periodo? o0

    ResponderExcluir
  2. Eu também me faço a mesma pergunta pri! Mas uma amiga minha me explicou que o chocolate te deixa feliz por um curto tempo e quando passa o efeito dele os outros sintomas como tristeza, ansiedade etc vem em dobro! Nada legal =/

    ResponderExcluir
  3. é só comer chocolate de novo quando passar o efeito! rs. acho que a melhor coisa é o exercicio, é mto bom vc libera todo o stress, msm qe seja dançando ou andando na praça ja vale mto, (eu qe o diga, fico loca nesses dias).
    ai como nos meninas sofremos.

    ResponderExcluir
  4. Só pra parecer intelectual, a prática de esportes libera serotonina na circulação, que é o hormônio do bem-estar. Não só TPM, essa prática também é muito eficiente no combate à depressão. Oh yeah.

    ResponderExcluir

Comentem!

Blogroll

Canal da Samy

Carregando...