29/01/2010

Posted by Samy Teixeira
5 comments | 15:48


Sabe uma coisa que me irrita muito? Olhar um produto na vitrine de uma loja e não encontrar o preço. "Que besteira, entra e pergunta" - diria você, caro leitor. A minha irritação, porém, vai muito além do fato de eu ser obrigada a entrar e perguntar o preço. Acompanhe o meu raciocínio. Fazer o consumidor entrar na loja para perguntar o preço, nada mais é que uma tática dos comerciantes para que o cliente repare nos outros produtos da loja e acabe saindo com mais itens do que desejava quando ele entrou. Desleal? Eu diria que sim e explico. 



Tanto o código do consumidor quanto alguns decretos já dispõem sobre o assunto deixando mais claro que a luz do Sol o fato de que é um direito do consumidor ter informações sobre os produtos (e aqui entra o preço) de maneira clara, ostensiva e legível. Não é simplesmente uma irritação tola e infundada a minha, é a quebra de um direito já garantido por diversos institutos jurídicos. Não haveria problema algum em entrar na loja e perguntar quanto custa o produto da vitrine, se eu não tivesse a prerrogativa de não fazê-lo. O ponto central aqui não a vitrine-sem-preço em si, mas o fato de que no Brasil o descumprimento das normas é muito recorrente. 
 
Por outro lado, esses descumprimentos ocorrem não apenas pelo egoísmo das pessoas de quererem sempre o que é mais vantagem para si sem pensar no outro, mas também pela ineficácia de nossa legislação. Analisando ainda a questão da vitrine sem preço, temos que essa prática pode gerar multa aos logistas que forem pegos pela fiscalização. O erro já começa do fato de que a falta de preço apenas PODE gerar multa, quando DEVE gerar multa. Alguém já viu algum fiscal olhando isso? Alguém conhece algum caso de uma loja que foi multada por isso? Eu não. "Mas tem coisas muitos mais importantes para o fiscal - com o perdão da redundância - fiscalizar." - diria você e ainda completaria - "Mesmo porque o cidadão pode comunicar o fato ao PROCON". Eu concordo com você, mas, teremos nós que sair andando pelo shopping com um bloquinho na mão anotando todas as lojas que não informam os preços? Isso é visivelmente ineficaz e assim também é a nossa legislação. 


Imagine comigo: toda loja que se esquivasse em botar o preço na vitrine deveria dar um desconto ao consumidor sobre o valor do produto. Será que essa prática ainda seria tão recorrente? Eu creio que não. Portanto o fato aqui questionado é que nós temos direitos que muitas vezes não são garantidos de forma eficaz. E assim como ocorreu no exemplo "banal" da loja, ocorre com outros fatos de maior relevância social. E eu pergunto, tem como não se irritar com isso, leitor?

5 comentários:

  1. Concordo plenamente Samy!!
    Afora toda essa questão jurídica, é um saco ter que entrar na loja pra perguntar preço!!

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  2. Esqueci de falar que esse FMD Samy, tá fantástico literalmente, sem dúvidas o seu melhor blog, achei massa os vídeos do youtube também...

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  3. oi sammy!
    concordo com você! também odeio quando olho as vitrines e não tem preço... aliás, odeio quando só quero entrar na loja e dar uma olhada e vem uma atendente chata que não larga mais do seu pé! é lei eles divulgarem os preços na vitrine, não é? me irrita profundamente também!!

    beijo! =*

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  4. Sammy!
    Te achei, com o perdão da palavra, uma mala nesses comentários.
    Se vc acha entrar na loja uma tarefa muito difícil, é simples:
    Não olhe para as vitrines.
    Te pouparia um bom trabalho,e às vendedoras também, não ter que saber o preço dos produtos.
    Imagine se todos as lojas tiverem que colocar toda a coleção e os preços na vitrine só para os clientes não terem o trabalho de entrar nas lojas!!!
    Uma dica:
    Querida, desça do seu saltinho!!!

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  5. Eu olhando ou não para a a vitrine é um direito meu e toda população ter lá escrito o preço.
    Eu não disse que a loja teria que colocar TODA a coleção na vitrine, mas toda peça que ela colocar tem que ter o valor cobrado.
    Todas as lojas são obrigadas por lei a colocar junto dos produtos dispostos na vitrine o seu respectivo preço. Não é preguiça minha não, é desrespeito com o direito do consumidor.
    Uma dica: Leia o Código de Defesa do Consumidor!
    Tudo de bom pra vc!
    Beijocas!
    =D

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