Sabe uma coisa que me irrita muito? Olhar um produto na vitrine de uma loja e não encontrar o preço. "Que besteira, entra e pergunta" - diria você, caro leitor. A minha irritação, porém, vai muito além do fato de eu ser obrigada a entrar e perguntar o preço. Acompanhe o meu raciocínio. Fazer o consumidor entrar na loja para perguntar o preço, nada mais é que uma tática dos comerciantes para que o cliente repare nos outros produtos da loja e acabe saindo com mais itens do que desejava quando ele entrou. Desleal? Eu diria que sim e explico. Tanto o código do consumidor quanto alguns decretos já dispõem sobre o assunto deixando mais claro que a luz do Sol o fato de que é um direito do consumidor ter informações sobre os produtos (e aqui entra o preço) de maneira clara, ostensiva e legível. Não é simplesmente uma irritação tola e infundada a minha, é a quebra de um direito já garantido por diversos institutos jurídicos. Não haveria problema algum em entrar na loja e perguntar quanto custa o produto da vitrine, se eu não tivesse a prerrogativa de não fazê-lo. O ponto central aqui não a vitrine-sem-preço em si, mas o fato de que no Brasil o descumprimento das normas é muito recorrente.
Imagine comigo: toda loja que se esquivasse em botar o preço na vitrine deveria dar um desconto ao consumidor sobre o valor do produto. Será que essa prática ainda seria tão recorrente? Eu creio que não. Portanto o fato aqui questionado é que nós temos direitos que muitas vezes não são garantidos de forma eficaz. E assim como ocorreu no exemplo "banal" da loja, ocorre com outros fatos de maior relevância social. E eu pergunto, tem como não se irritar com isso, leitor?
























Concordo plenamente Samy!!
ResponderExcluirAfora toda essa questão jurídica, é um saco ter que entrar na loja pra perguntar preço!!
Esqueci de falar que esse FMD Samy, tá fantástico literalmente, sem dúvidas o seu melhor blog, achei massa os vídeos do youtube também...
ResponderExcluiroi sammy!
ResponderExcluirconcordo com você! também odeio quando olho as vitrines e não tem preço... aliás, odeio quando só quero entrar na loja e dar uma olhada e vem uma atendente chata que não larga mais do seu pé! é lei eles divulgarem os preços na vitrine, não é? me irrita profundamente também!!
beijo! =*
Sammy!
ResponderExcluirTe achei, com o perdão da palavra, uma mala nesses comentários.
Se vc acha entrar na loja uma tarefa muito difícil, é simples:
Não olhe para as vitrines.
Te pouparia um bom trabalho,e às vendedoras também, não ter que saber o preço dos produtos.
Imagine se todos as lojas tiverem que colocar toda a coleção e os preços na vitrine só para os clientes não terem o trabalho de entrar nas lojas!!!
Uma dica:
Querida, desça do seu saltinho!!!
Eu olhando ou não para a a vitrine é um direito meu e toda população ter lá escrito o preço.
ResponderExcluirEu não disse que a loja teria que colocar TODA a coleção na vitrine, mas toda peça que ela colocar tem que ter o valor cobrado.
Todas as lojas são obrigadas por lei a colocar junto dos produtos dispostos na vitrine o seu respectivo preço. Não é preguiça minha não, é desrespeito com o direito do consumidor.
Uma dica: Leia o Código de Defesa do Consumidor!
Tudo de bom pra vc!
Beijocas!
=D