28/03/2010

Posted by Samy Teixeira
2 comments | 10:09


Uma vez estagiei na Justiça Federal e certo dia a impressora estava sem papel. Perguntei onde poderia encontrar mais papel e me apontaram uma caixinha de madeira. Achei que era uma pegadinha, pois já tinha visto em outra sala da vara caixas e caixas de papel. Como não ia me atrever a perguntar a uma servidora de anos se ela tinha certeza que era ali que guardavam o papel eu continuei indo em direção à caixinha da madeira.
Me aproximei e curiosa puxei a portinha. Logo senti aquele bafinho quente na minha cara e debaixo de uma lâmapada acesa, lá estava o papel. Foi assim que tive o meu primeiro contato com uma estufa de papel.

Muitas empresas trabalham com uma grande quantidade de papel, a impressão de documentos às vezes é fundamental em certo estabelecimentos como, por exemplo, em um escritório de advocacia que estagiei. Que eu me lembre ( e a minha memória não é muito boa),lá eram utilizados no mínimo 2 maços de 500 folhas de papel só no meu turno. O ambiente lá era gélido frio - grande portador de umidade. Aí você me pergunta - "E o papel atolava na impressora?". Sim, por baixo 3 vezes numa tarde.

Lógico que tentar resolver era muito mais fácil que chamar o técnico lá no outro andar, mas são nessas tentativas que a máquina pode ser danificada. Por isso, volta e meia a impressora estava com defeito e no final das contas teriamos que chamar o técnico de qualquer jeito no futuro. Eram apenas 2 técnicos para centenas de computadores, impressoras e todo material de informática de cada ANDAR. Conclusão: Havia horas em que eles ficam doidos com todos os andares chamando-os.
 

Como no meu andar a maior recorrência de chamadas era por causa da impressora eu creio que nos outros setores também deveria ocorrer esse tipo de coisa também. Aí eu fico imaginando, leitor, se o trabalho deles não seria bem mais fácil se o escritório adotasse estufas/desumidificadores de papel.

O desumidificador de papel é um produto destinado a retirar a umidade existente em folhas usadas em máquinas fotocopiadoras, impressão a laser e jato de tinta. Existem de vários tipos no mercado e o preço varia em relação ao tamanha e funções, mas se você for versátil pode até fazer a sua em casa.




O papel úmido, tende a perder a rigidez natural, tornando-se flexível, o que não é bom para ser transportado por entre os rolos de tração dentro da copiadora. O papel úmido não permite uma boa transferência do toner, causando cópias claras e em alguns equipamentos pode provocar defeito e desperdício de toner. Ao passar pela região quente da copiadora, o papel úmido pode sofrer deformações e vinco e até mesmo o famoso atolamento.

2 comentários:

  1. GENIAL! Agora entendo mais sobre papéis e impressoras. Achava que os atolamentos eram pura coincidência, sem fatores físico-quimicos da jogada! Post deveras interessante, Samy!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou Titão, ta vendo as vezes as coisas são mais complexas do que imaginamos! ;)

    ResponderExcluir

Comentem!

Blogroll

Canal da Samy

Carregando...